BÁSICO

PALESTRAS INTERATIVAS 
Originais e educativas elucidam sobre temas importantes para o Desenvolvimento Sustentável, questionando a nossa contribuição individual e colectiva. Educadores com competências técnica e pedagógica dinamizam de forma interactiva para suscitar a conversa e o diálogo entre participantes. As palestras adaptam-se a diferentes níveis de ensino. Caso o tema que gostaria de abordar não esteja na lista não hesite em contactar pois produzimos uma ação educativa adaptada às suas necessidades.

Alguns temas disponíveis:
A evolução dos resíduos urbanos em Portugal.
Consumo sustentável.
Reciclagem Orgânica: Compostagem e Vermicompostagem
Ecologia  nas nossas vidas.
Uso sustentável da água.
Problemas ambientais e seus efeitos.
Situação ambiental na Região Norte.
A Biodiversidade na Área  Metropolitana do Porto.
Renovando energias: fontes renováveis de energia.
Agricultura Ecológica.
Alimentos trangénicos e biotecnologia.
Alimentação saudável e ecológica.
Aproveitamento tradicional de plantas : medicinais e comestíveis.
Fungos e Cogumelos: iniciação à micologia
Saúde ambiental.
Promoção da Saúde.
Riscos na escola.
Casa Segura.

OFICINAS & ATELIERS


  • Land Art "Arte na paisagem"
  • Um Ninho com pinta
  • Contrução  Alimentador de Pássaros
  • Modelação de Avifauna em plasticina
  • Ecodesign -Arte com resíduos
  • Construção de instrumentos musicais
  • Construção de fornos solares
  • Construção de Jogos e brinquedos pedagógicos
  • Reciclagem orgânica
  • Construção de um compostor doméstico
  • Contrução de um vermicompostor doméstico
  • Contrução de um minhocário
  • Reciclagem de papel
  • Oficina do Ar
  • Contos com expressão
  • Oficina do clima
  • Construção de AMBI-Máscaras
  • Implementar uma recolha seletiva na escola
  • Energia Solar e Cinética
  • Triagem de embalagens
  • Poluição e Tratamento da Água
  • Construção de uma mini ETAR
  • Fabrico de perfume e/ou aftershave com ervas aromáticas
  • Ciclo da água 
  • Construção de uma mini Horta 
  • Perigos de Incêndio
  • Casa Segura
  • Sismos




ATELIER-Land Art "Arte na paisagem" – O objetivo desta oficina é incentivar os participantes a criarem objetos artísticos num espaço exterior (natural ou urbano) com os materiais que aí encontrarem (folhas mortas, ervas, terra, pedras, areia entre outros). A simplicidade e a criatividade serão os ingredientes chaves para estimular o gosto e a atenção pelos elementos da natureza.
OFICINA-Um Ninho com pinta – Nesta oficina os participantes vão ser sensibilizados para problemas relacionados com a BIODIVERSIDADE e extinção das espécies. Depois poderão construir um ninho e escolher onde colocá-lo, esperando que uma ave simpática escolha o seu ninho para nova habitação, incentivando, desta forma, à observação e proteção da Natureza. Está incluído um 1 ninho de madeira
OFICINA-Contrução Alimentador de Pássaros- Nesta oficina os participantes vão aprender a construir um alimentador de pássaros, vão ser sensibilizados para as espécies de aves que podem observar no pátio da escola ou em Parques da sua localidade e perceber a sua importância nomeadamente no combate a pragas que podem causar doenças na floresta. Está incluído um 1 alimentador de pássaros.

ATELIER-Modelação de Avifauna em plasticina - Nesta oficina vão ser sensibilizados para as espécies de aves que podem observar no pátio da escola ou em Parques da sua localidade e de seguida com recurso a imagens ilustrativas vão fazer réplicas das espécies que observaram.

ATELIER-Ecodesign -Arte com resíduos - Nesta oficina pretende-se ensinar a criar peças de arte através da reutilização de resíduos, e sensibilizar para o problema dos RESÍDUOS. Os trabalhos realizados variam consoante os materiais, tema ou época festiva em que a oficina se insere. No final todos os artefactos construídos serão entregues aos respetivos criadores.

ATELIER-Construção de instrumentos musicaisEsta oficina pretende fornecer algumas dicas e material para ajudar os mais novos (e não só) na construção de instrumentos musicais ( maracas, reque-reques, kazoos, tan-tans, flautas de pã, cornetas, megafones, paus-de-chuva, sarroncas, tamboretes (entre outros) com a REUTILIZAÇÂO de diferentes materiais. No final todos os instrumentos musicais construídos serão entregues aos respetivos criadores.
OFICINA-Construção de fornos solares - Nesta atividade os participantes, para além de aprenderem a construir um  forno solar, vão conhecer um pouco da história do Padre Himalaya (português dedicado à ciência e pioneiro da ecologia em Portugal) e serão alertados para a importância da utilização das fontes de ENERGIA RENOVÁVEIS. No final todos os participantes vão provar um petisco confecionados em forno solar.

ATELIER-Construção de Jogos e brinquedos pedagógicos - Os participantes vão aprender a criar e construir os próprios brinquedos e jogos pedagógicos a partir de RESÍDUOS. Esta atividade estimula a criatividade, desenvolve a motricidade e sensibiliza para a REUTIZAÇÃO de materiais

OFICINA-Reciclagem orgânica - Nesta oficina os participantes vão aprender a importância ambiental e económica da RECICLAGEM ORGÂNICA, também conhecida por COMPOSTAGEM ou VERMICOMPOSTAGEM, como se deve proceder para realizar uma correta manutenção de um compostor ou vermicompostor e quais as vantagens da utilização do composto ou vermicomposto na terra.

OFICINA-Construção de um compostor doméstico - Um compostor é um local ou uma estrutura onde ocorre o processo de COMPOSTAGEM. Os materiais e o tamanho podem variar. Vamos aprender qual o mais indicado e pôr mãos à obra.

OFICINA-Contrução de um vermicompostor domésticos - Um vermicompostor é uma estrutura onde ocorre o processo de VERMICOMPOSTAGEM com a ajuda de minhocas.. Vamos conhecer um pouco mais das características destes decompositores e perceber a sua importância para a Reciclagem Orgânico



OFICINA-Construção de uma mini horta- Nesta atividade os participantes vão poder cultivar algumas plantas hortícolas que compõem a mini horta, vão ser sensibilizados para a importância de plantar em modo biológico e quais os principais cuidados que devem ter para ter sucesso na produção dos alimentos.

OFICINA-Contrução de um minhocário – Um minhocário é um equipamento pedagógico muito útil para observar o interior do solo e perceber como vivem as minhocas e de que forma é que contribuem para melhorar o solo e valorizar os resíduos orgânico.

OFICINA-Reciclagem de papel- Nesta oficina os participantes vão poder reciclar papel. Trata-se de um processo artesanal simples que permite transformar papel velho em novas folhas de papel as quais poderão ser decoradas com folhas secas ou pedaços de papel colorido. Durante esta atividade os participantes vão ser sensibilizados para a importância de RECICLAR o papel.

OFICINA do Ar - Oficina que ensina a construir papagaios, helicópteros e cata-ventos de papel (feitos com materiais reutilizados) para sensibilizar e verificar, de uma forma lúdica, o potencial da força que não se esgota (ENERGIA RENOVÁVEL) que fará voar o Papagaio, rodopiar o helicóptero ou rodar o Cata-vento.
ATELIER-Contos com expressão - Oficina de expressão dramática onde a partir da leitura de um CONTO AMBIENTAL se vão realizar jogos dramáticos, colaborativos e de construção de personagens para compreender a mensagem do conto e desenvolver as capacidades individuais de expressão
OFICINA do clima - Nesta oficina os participantes vão ser sensibilizados para o fenómeno das ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS e aprender como é que os cientistas estudam este fenómeno e qual o equipamento que usam. Todos os participantes vão construir um anemómetro e cata-vento que poderão levar para casa para fazer as suas experiências.
ATELIER -Construção de AMBI-Máscaras – Nesta oficina  os participantes através da REUTILIZAÇÃO de papel e cartão vão criar máscaras inspiradas em máscaras tradicionais do carnaval pagão português. Desta forma são sensibilizados para a valorização da etnografia e tradições portuguesas.

OFICINA-Implementar uma recolha seletiva na escola- Nesta oficina os alunos vão poder aprender como fazer para implementar uma recolha seletiva na sua escola por forma a aumentar a quantidade de resíduos enviada para reciclagem. Para isso será necessário sensibilizarem os colegas através de uma campanha de sensibilização e prepararem uma logística que vai desde a criação de ecopontos até à atribuição de responsabilidades.

OFICINA-Energia Solar e Cinética - Nesta oficina os participantes vão compreender que a energia solar pode ser usada e transformada em diferentes formas de energia e perceber como a energia do movimento (energia cinética) pode ser usada para produzir energia.

OFICINA-Triagem de embalagens - Compreender que as embalagens de metal e as de plástico são ambas depositadas pelos consumidores no contentor amarelo do ecoponto. Quando as embalagens destes dois tipos de materiais chegam aos centros de triagem, a primeira coisa a fazer é separá-las. As crianças vão fazer essa triagem de uma forma manual numa passadeira que transporta os resíduos e perceber como se faz a separação dos metais através da construção de um eletroíman.

OFICINA-Poluição e Tratamento da Água - Esta atividade prevê a simulação de situações de poluição que afetam direta ou indiretamente a água vão assistir à experiência mini-etar e vão identificar situações de desperdício que podem ser evitadas.

OFICINA-Perigo de Incêndio - Nesta sessão vamos demonstrar qual a atitude correta a adotar no caso de uma criança se encontrar num incêndio: detetar o fogo e fugir. É muito importante que se apercebam que o melhor é não tentarem apagar o incêndio, pois podem pôr a sua vida em perigo. A parte inicial da oficina é uma apresentação interativa onde os participantes vão poder aprender quais as situações de risco e quais são os procedimentos mais adequados a ter em caso de incêndio. De seguida realiza-se uma simulação de incêndio com respetiva evacuação para pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

OFICINA-Casa Segura - Pretende-se que as crianças reconheçam as situações perigosas que podem acontecer em casa, podendo evitá-las, reduzindo o número de acidentes domésticos. A oficina é constituída por uma apresentação interativa onde os participantes vão poder aprender dentro das várias divisões, quais os riscos existentes e qual a melhor forma de prevenir os acidentes e qual o procedimento correto em caso se acidente. No final os participantes vão poder avaliar os conhecimentos adquiridos através de um Quiz didático.

OFICINA-Sismos - Os participantes vão conhecer o que é um sismo, como os cientistas avaliam a sua intensidade e que procedimento devemos ter em sala de aula para minimizar os seus impactes.