1ºCICLO


1.CIÊNCIA EXPERIMENTAL E ECOLOGIA
O programa Explorando o Ambiente foi desenvolvido com base no Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências desenvolvido pela DGIDC (Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular) e foi adaptado pela AMBIEDUCA no sentido de incorporar nas experiências uma componente ambiental com base em situações/problemas reais. Desta forma os princípios científicos serão mais facilmente entendidos e os alunos ficarão mais sensibilizados para as questões de carácter ambiental.

O Programa contempla também a realização de Oficinas Técnicas onde os alunos terão que construir objectos úteis para prática pedagógica e observação da natureza.

Os objetivos gerais  do programa são:
  • Promover a exploração de situações didáticas para o ensino das Ciências de base experimental no 1º CEB, através do aprofundamento e/ou reconstrução de conhecimento científico  de acordo com as orientações Curriculares para o Ensino Básico das Ciências Físicas e Naturais.
  • Promover  a exploração de temas com carácter ambiental  através da  incorporação  de situações/problemas reais  nas ações didáticas a desenvolver.
  • Estimular a participação ativa dos alunos  na adopção de boas práticas ambientais em contexto escolar e doméstico.
A actividade tem como manuais de apoio os guiões didácticos produzidos pela DGIDC ( Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular) e segue  as orientações curriculares para o Estudo do Meio do 1ºCiclo do Ensino Básico.